O que é a Angiotomografia das Artérias Coronárias?

É um estudo por meio da tomografia computadorizada para a avaliação das artérias coronárias. Estas artérias levam o sangue para o músculo do coração e a sua obstrução é a principal causa de infarto. A Angiotomografia das Artérias Coronárias permite a caracterização de doenças nestas artérias, assim como o seu estágio.

 

Quando é indicada a Angiotomografia Coronariana?

A indicação depende da avaliação de risco realizada pelo seu médico. A melhor indicação é para confirmar a ausência de doença coronariana. O médico acha que o problema não é das coronárias, mas como o paciente tem sintomas duvidosos ou algum outro exame com resultado alterado, ele vai precisar tirar a dúvida. Outra indicação é para pacientes assintomáticos com antecedentes familiares para doença cardiovascular ou fatores de risco pessoal muito elevados.

 

Angiotomografia Coronariana precisa de contraste?

Sim. O contraste intravenoso é fundamental. O contraste é à base de iodo. Atualmente, os contrastes são muito seguros e o risco de alergia ou qualquer efeito colateral é bastante raro.

 

Como é o preparo para a Angiotomografia Coronariana?

Jejum de 4 horas para evitar náuseas e desconfortos. Quando a frequência cardíaca estiver acima de 60 batimentos por minuto, faz se necessária a utilização de betabloqueadores para que a frequência cardíaca fique estável em um nível próximo ou abaixo de 60. Esta baixa frequência é necessária para que as imagens fiquem isentas de artefatos de movimento e não fiquem borradas. O preparo é feito na Nítida e normalmente dura em torno de 1 hora.

Além disso, juntamente com os betabloqueadores, utiliza-se medicamento sublingual (nitratos) para dilatar as coronárias e conseguir sua melhor visualização.

 

Há recomendações após a realização da Angiotomografia Coronariana?

Nada de especial, além da injeção de líquidos para ajudar na eliminação do contraste administrado. O paciente pode voltar as suas atividades rotineiras logo após o exame.

 

Por Dr. Edson Minoru Nakano – CRM MG 44349